02/01/2008

Samba de Rainha na Lesboa Party



Quem disse que mulher não entende de samba é porque não conhece o grupo Samba de Rainha. Trata-se de oito cantoras, compositoras e instrumentistas que estão a dar que falar em São Paulo, Brasil, e apresentam-se pela 1ª vez em Portugal, na edição de Carnaval da Lesboa Party.

No repertório dos concertos do grupo, sucessos e clássicos de Jorge Aragão, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Alcione, Clara Nunes, entre outros grandes nomes, além de composições próprias.

Depois do álbum de estreia “Isso é Samba de Rainha” (2004), com 10 canções inéditas, entre elas Esquinas Amarelas e Eu Digo Amém, o grupo prepara-se para lançar o segundo trabalho de originais, no primeiro trimestre de 2008.

No segundo CD, composto por 15 faixas (14 inéditas), gravadas ao vivo, nos Estúdios Mega, em São Paulo, a captura do som ficou sob a responsabilidade do engenheiro de som e produtor norte-americano Roy Cicala, a mente por trás de discos como Imagine, de John Lennon e Watertown, de Frank Sinatra. O músico e produtor cultural T.Kaçula, reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa, valorização e preservação da cultura do samba paulista, assina os arranjos com a personalidade de quem tem os pés fincados na tradição.

A FORÇA FEMININA DO SAMBA

Tudo começou com a história de fazer ‘um sambinha lá em casa’ e evoluiu naturalmente para festas de aniversário e pequenos eventos particulares. Quando se deram conta, as oito integrantes do Samba de Rainha estavam actuando na quadra da Rosas de Ouro, em eventos de rua como a Festa da União, da Vila Madalena e da Vila Mariana, no Traço de União, nos clubes Palmeiras e Transatlântico, no teatro da Galeria Olido, no Museu Brasileiro de Escultura, no Boteco Bohemia e em diversos bares e casas nocturnas. Daí em diante, o grupo Samba de Rainha nunca mais parou, transformando-se numa jovem e bonita referência do legítimo samba brasileiro.